A importância do trabalho voluntário

Imagem-10

Por Gustavo Kozemekin

O trabalho voluntário pode ser considerado, em muitas profissões, uma questão de profissionalismo, muito mais do que simplesmente um mero voluntariado realizado nas horas vagas. É o caso de Relações Internacionais.

É de conhecimento geral os benefícios que um trabalho voluntário propicia à sociedade e àqueles diretamente envolvidos com ele. Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem dado destaque a pessoas que desempenham alguma função social, fazendo disso um diferencial. No Brasil, a prática voluntária cresceu muito nos últimos vinte anos, mas ainda é muito restrita. Além disso, o trabalho voluntário aqui tem uma conotação diferente da existente em muitos países europeus, nos Estados Unidos e no Canadá. Nesses países, por questões diversas como a recorrência de catástrofes naturais e guerras, a prática voluntária é voltada majoritariamente à cidadania, enquanto que, no Brasil, é a filantropia.

Nas duas últimas décadas, a causa voluntária conquistou empresários e grandes organizações privadas. Muitas empresas de grande porte possuem departamentos e programas ligados à causa social, algo impensável alguns anos atrás. Assim, percebe-se que as empresas mudaram sua visão de negócios, se modernizaram e, obviamente, vão exigir a mesma modernização de um candidato a uma vaga de emprego. Já temos, portanto, a primeira conclusão da importância do trabalho voluntário em qualquer área de formação, não apenas R.I.

Agora vem o segundo, mas não menos importante, motivo. A área de R.I. é, por definição, uma área social, de multi-relações, cosmopolita. Mesmo que o seu foco seja em comércio internacional, ainda assim você está em uma área social, lidando com pessoas. Basta essa constatação para entender a importância gigantesca que o trabalho voluntário tem para quem é da área de R.I., principalmente jovens que ainda não se formaram no curso. Para o jovem que está se formando, ou recém-formado, em Relações Internacionais, o trabalho voluntário acaba sendo quase tão importante quanto o domínio de uma língua estrangeira.

Finalmente, é importante considerar que, se você quer estudar no exterior, muitas instituições e universidades requerem a participação social como um pré-requisito imprescindível para a concessão de uma bolsa de estudos. E, é claro, se você pensa em seguir carreira numa organização internacional, ou até mesmo se você gostaria de fazer um estágio em uma, é imprescindível uma concreta experiência no terceiro setor, na maior parte dos casos.

Assim, você pode querer algo específico para R.I. Quer um conselho? Nós do blog lhe daremos um: que tal explorar o site United Nations Volunteers Online? Esta plataforma online pertence ao programa de voluntariado da ONU, consistindo em diversas organizações não-governamentais e agências da ONU que precisam de um trabalho simples aqui e ali, ou de assistência em algum projeto específico por prazo determinado, etc. Varia conforme a organização, o projeto e os requisitos buscados por tais organizações. TUDO nessa plataforma está voltado à nossa área internacionalista, sendo uma ótima oportunidade para ganhar experiência e contatos, sem esquentar a cabeça com uma agenda pré-determinada ou com logística, pois todo o trabalho é feito online, de qualquer parte do mundo.

Sobre o autor

DSC05192Gustavo Kozemekin foi estagiário na Missão do Brasil na ONU em Nova York e na Organização dos Estados Americanos em Washington, D.C. Também estagiou em Relações Governamentais no Conselho de Negócios Brasil-Estados Unidos da Câmara Americana de Comércio em Washington, D.C. e na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) Atualmente trabalha com assistência jurídica e de imigração a expatriados no Brasil como consultor.
Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s