Fontes de Estágio e Emprego


Por Gustavo Kozemekin

A realização e a procura por estágios são válidas durante todos os anos da faculdade. Se você está no último ano do curso e está estagiando, ótimo, torcemos para que você seja efetivado. Se não está, sugerimos que comece a procurar por processos seletivos de trainee. Não é impossível ser contratado como estagiário no último ano da faculdade, às vezes acontece. O problema é que a preferência será dada a quem está no começo do curso, pois o mercado entende que muitas vezes não vale a pena contratar um estudante do último ano porque este vai terminar a faculdade dentro de alguns meses e a empresa não pode ficar com um estagiário formado academicamente – ou ela demite ou ela efetiva.

Se você é velho demais para um estágio, você é novo demais para um emprego com carteira assinada (CLT): a grande maioria deles (para não dizer todos), ainda mais na área de RI, exige que o candidato já tenha concluído sua graduação. Assim, programas de trainee surgem como uma excelente opção. É importante saber que estas oportunidades de carreira são voltadas a estudantes que estão nos últimos anos da faculdade ou que já são recém-formados. Embora muito concorridos, quem consegue passar num programa de trainee possui o desafio de dar o melhor de si dentro da empresa geralmente por um ou dois anos, de modo que, ao final do programa, o jovem é promovido a um cargo sênior, como analista sênior, coordenador ou até mesmo gerente. Obviamente, depende de cada empresa e de cada programa. Não há uma “receita de bolo”, portanto é preciso pesquisar muito e analisar cuidadosamente cada programa de trainee para ver se ele vale a pena para o seu perfil ou não.

Seguem algumas dicas para a procura de trainees e empregos:

– Cia de Talentos: A Cia de Talentos divulga oportunidades de estágio e trainee nas maiores e melhores empresas do Brasil, com todas as informações necessárias por programa. Cabe ao estudante identificar se preenche os pré-requisitos necessários para cada processo. Via de regra, as empresas abrem processos seletivos de trainee no meio do ano. Para usar os recursos da Cia de Talentos, é necessário criar uma conta gratuita no site vagas.com com todos os seus dados pessoais e profissionais. Já para buscar oportunidades no site da Cia de Talentos, clique aqui para programas de trainee.

– Across: é parecido com a Cia de Talentos, seja para estágios ou para trainees, porém um site não substitui o outro. É fundamental que você acesse, pelo menos mensalmente, as oportunidades publicadas. Clique aqui para mais informações.

– MyTrainee: o site MyTrainee é a melhor ferramenta de busca, pois todos os programas em aberto no Brasil estão disponíveis no site.

– Page Talent: é a unidade de negócios da Page Personnel voltada exclusivamente a jovens profissionais (estagiários e trainees). É uma excelente ferramenta de buscas que, como outras, utiliza a plataforma online e gratuita do Vagas. Para consulta de oportunidades, clique aqui.

– Grupo Foco: site parecido com a Cia de Talentos, o diferencial dele é a consultoria para profissionais em busca de um nível sênior (Middle Management) e executivo (este em parceria com a consultoria internacional Stanton Chase). É necessário criar, gratuitamente, um perfil online no próprio site da empresa (aqui). Para programas de trainee, clique aqui.

– Vagas: uma das melhores ferramentas de busca. É recomendável consultar o site toda a semana. Vale lembrar que o mesmo perfil online usado pela Cia de Talentos é usado pelo Vagas.

– Catho: é um site “coringa”, ou seja, serve tanto para quem quer um emprego efetivo quanto para quem busca por estágios. Milhares de vagas são publicadas todos os dias, no entanto é preciso ter um perfil online pago. Os preços e as condicionalidades variam de pessoa para pessoa, pois há a oferta de uma série de serviços, o que impacta no preço final. Mais informações aqui.

– InfoJobs: parecido com a Catho, com a diferença de ser um site de cadastro gratuito. Novas vagas são periodicamente publicadas. Um ponto a ressaltar sobre o Info Jobs é o fato de que, na área de candidatos, a pessoa tem acesso a todo o processo estatístico referente à vaga pretendida. Assim, o candidato, ao inscrever-se para uma oportunidade na empresa X, sabe quantas pessoas também mandaram currículo para a mesma vaga, se o seu CV foi visto pela empresa ou não, se já foi descartado, se está em avaliação, se é um dos finalistas e, além de tudo isso, o candidato também sabe se preenche os pré-requisitos da vaga após o envio do CV (dentro de uma escala de 0-100%), dentre outras informações comparativas a seus concorrentes. Para consultar o site, clique aqui.

Existem muitos outros sites e recursos que você pode usar para iniciar sua carreira. Sugerimos aqui os mais comuns para você começar a se posicionar sobre o que exatamente você quer para sua carreira. Um dos pontos positivos de ser um internacionalista é que, em tese, podemos trabalhar em “qualquer lugar”. Aproveite essa flexibilidade, mas tenha em mente que quanto mais cedo você começar, menores serão suas dificuldades de conseguir um bom emprego quando terminar a faculdade.

Você talvez deva se perguntar nesse exato momento se é necessário consultar e se cadastrar em todos os sites de consultoria que divulgam processos seletivos de estágio e de trainee. Por experiência própria, sim, é necessário. Acesse todas as fontes mencionadas. As empresas divulgam seus programas de trainee por meio de várias consultorias de Recursos Humanos. Assim, os trainees divulgados pela Cia de Talentos não necessariamente são os mesmos divulgados pelo Grupo Foco ou pela Across.

Esperamos tê-lo ajudado um pouco com essas orientações. Mande suas dúvidas, críticas e sugestões! Não deixe de ler nossos posts, pois estamos aqui para auxiliá-lo no seu sucesso em Relações Internacionais!

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s