Línguas Estrangeiras – Cursos gratuitos e informações

Sem título

Texto por Gustavo Kozemekin

Atualmente, todo mundo sabe da importância em dominar pelo menos uma língua estrangeira. Parece óbvio ressaltar isso principalmente para a área de Relações Internacionais. No entanto, para quem está no colegial ou no cursinho, pode não ser tão óbvio, principalmente se a pessoa não gosta ou não tem facilidade com idiomas. A principal dúvida que pode surgir é se vale a pena viajar para o exterior para aprender outra língua, ou quantos idiomas se deve falar para ter sucesso em RI.

O ideal é não entrar em desespero e querer estudar qualquer coisa de qualquer jeito, mas também não se deve “dormir” com esse assunto. Se você já domina pelo menos o inglês, ótimo; se não, é hora de correr atrás – para ontem! No geral, se quem não fala inglês tem dificuldade de conseguir um emprego, não preciso dizer o que acontece com quem não fala inglês estudando Relações Internacionais e procurando emprego nessa área. Portanto, sendo muito realista, se você não gosta de estudar inglês nem outras línguas estrangeiras, terá sérios problemas com RI.

As línguas mais importantes na área são, além do inglês em primeiro lugar, o espanhol (pela localização geográfica do Brasil e por causa de seus parceiros comerciais mais próximos) e o francês (considerado a língua da diplomacia há séculos).

A intenção não é deixar você sobrecarregado de afazeres e realizar sua matrícula na primeira escola de idiomas que encontrar na esquina. É melhor focar-se em estudar muito bem um único idioma em uma boa escola do que em estudar várias de uma vez só. Comece pelo inglês. Depois opte pelo espanhol e, finalmente, pelo francês. Se você puder viajar para o exterior para aprender ou aprimorar um idioma, ótimo. Estudando frequentemente e com dedicação, aprende-se rápido; mas não é algo imprescindível. O mais indicado mesmo é que você consiga falar, escrever e ouvir bem, ainda que com alguns erros gramaticais. E, o mais importante, que tenha auto-segurança e honestidade ao falar em outra língua: não queime seu filme dizendo no currículo que seu inglês é fluente se você mal sabe pedir um hot-dog na rua… Pega mal!

Alguns sites disponibilizam excelentes cursos gratuitos online. Apesar da facilidade que eles providenciam, é preciso manter a disciplina e fazer os exercícios com regularidade. Recomendamos:


Duolingo

Oferece cursos de Português-Inglês e Português-Espanhol. Se você for fluente em inglês, o site oferece também italiano, alemão e francês. O método é simples, intuitivo e recompensa o aluno com medalhas. É possível também competir com amigos. O curso pode ser feito pelo computador, tablet ou celular (através de um aplicativo).


Memrise

Utiliza um método semelhante ao Duolingo, mas com cursos preparados por outros usuários.


Universia

O Universia listou materiais para estudo e cursos online em 30 línguas.

Por fim, a máxima “menos é mais” não se aplica nesse caso: em Relações Internacionais, quanto mais idiomas você souber, melhor; só não se esqueça da ordem inglês-espanhol-francês-outros. Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado (e internacional!), sai na frente quem souber falar o maior número de línguas possível. Portanto, tenha plena ciência disso quando você iniciar seus estudos e carreira em RI. Para o resto da sua vida será essencial falar outra língua além, é claro, de um bom, correto e polido português.

Advertisements

2 responses to “Línguas Estrangeiras – Cursos gratuitos e informações

  1. Pingback: Idiomas sem Fronteiras oferece formação em sete línguas, começando com francês | International Connectors·

  2. Conheço um aplicativo para contato direto com nativos de qualquer país, chama-se HELLO TALK. É realmente muito bom, pois além de aprender a língua que você almeja (e ensinar a tua) há o inevitável intercambio cultural. Quiçá até fazer umas amizades pelo mundo sem sair do lugar.

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s