No dia 12 de novembro de 2013 escolas doutorais francesas estarão na Aliança Francesa de São Paulo para selecionar futuros doutorandos

O doutorado na França

A formação doutoral francesa foi profundamente renovada em 2006, com o surgimento das escolas doutorais. O objetivo é proporcionar, em sintonia com as diretrizes europeias, uma formação do mais alto nível e um melhor reconhecimento dos diplomas, tanto no plano acadêmico como no plano profissional. A formação nessas escolas doutorais é agora reconhecida como uma “experiência profissional de pesquisa.”

As escolas doutorais
As escolas doutorais (EDs) concentram, em torno de temáticas científicas, um conjunto de equipes de pesquisa de um ou vários estabelecimentos de ensino superior. Oferecem a seus doutorandos:

  • orientação científica de alto nível por unidades ou equipes de pesquisa qualificadas,
  • formações úteis para a condução do projeto de pesquisa e para a elaboração do projeto profissional,
  • abertura internacional,
  • preparação para a inserção profissional (treinamento, cursos, seminários e estágios),
  • acompanhamento da inserção profissional.

Doctoriales
Além dos cursos de comunicação, línguas estrangeiras, condução de projeto etc., que as EDs oferecem para auxiliar os doutorandos a prepararem seu futuro profissional e valorizarem sua formação no momento da inserção profissional, o Ministério desenvolveu, sob o nome de “doctoriales”, seminários de sensibilização para o mundo empresarial. Os principais objetivos são criar um ponto de encontro entre doutorandos e atores econômicos e melhorar a comunicação entre os diversos parceiros, bem como conscientizar plenamente os doutorandos da importância de seu projeto pessoal e profissional.

Inscrição em doutorado
As escolas doutorais constituem o verdadeiro lugar de estruturação da oferta da formação doutoral. São elas que recebem as solicitações de admissão e as inscrições.

Para inscrever-se no doutorado, é preciso:

  • ser titular de um diploma de master ou equivalente;
  • contatar a escola doutoral para encaminhar uma proposta de tema de pesquisa;
  • a escola doutoral indica um orientador ao estudante e examina com ele as modalidades de financiamento do período de estudos;
  • após o aceite da escola doutoral e do orientador, o doutorando assina a “charte des thèses”

Financiamento
Todas as formações de doutorado e pós-doutorado oferecidas pelas universidades francesas presentes a este encontro são instituições conectadas ao programa Ciências sem Fronteiras sob condição de ter aceita a respectiva candidatura. Para maiores informações sobre o programa Ciências sem Fronteiras clique aqui.

Inscrições
O d.fr Encontro com as escolas doutorais francesas, ocorrerá nos dia 12 de novembro de 2013 na Aliança Francesa de São Paulo na unidade centro, localizada na rua Rua General Jardim, 182. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site.

http://www.bresil.campusfrance.org/actualite/dfr-encontro-com-escolas-doutorais-francesas

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s