Brasília recebe primeira Semana Cultural Argelina

Trinta e cinco artistas argelinos participarão de evento, que terá exposições e apresentações musicais

A partir de 15 de novembro, ocorrerá em Brasília a primeira Semana Cultural Argelina. O evento trará 35 artistas argelinos ao país, que visitarão a capital brasileira e a cidade de São Paulo.

Entre as atrações, há exposições de fotografia e artesanato típico. A mostra “Argélia em fotos” contará com 50 imagens, de cinco fotógrafos diferentes, que retratam diferentes regiões do país africano. Serão expostos ainda 20 objetos de artesanato e vestimentas tradicionais.

Entre os artistas que terão obras exibidas na mostra, estão Ryad Guelmaoui, de apenas 18 anos, e Samir Abchiche, designer conhecido por produzir fotografias em que paisagens são representadas sobre pedras. Serão expostos também trabalhos de Nadia Feroukhi, filha de pai argelino e de mãe tcheca, que percorre o mundo em busca do registro de diversas formas de vida humana e, particularmente, das diversas condições de vida de mulheres.

Haverá apresentações de grupos musicais, dentre os quais, o El Ferda, composto por oito músicos vindos de diferentes origens da música popular argelina e que se encontraram para ressuscitar o patrimônio musical dos antigos habitantes de Kenadsa.

Outro grupo que se apresentará é o Djmawi Africa, grupo formado em 2004, em Alger, durante um festival estudantil e é composto por nove integrantes.

As exposições estarão abertas ao público entre os dias 19 e 25 de novembro, no Teatro Nacional. Os shows musicais acontecem em 22 e 23 de novembro, no Museu Nacional.

Fonte: Departamento Cultural, MRE.

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s