Curso de capacitação em inteligência comercial para o mercado internacional

Curso de capacitação em inteligência comercial para o mercado internacional: comportamento do consumidor

Cidade: São Paulo
Local: ESPM – Rua Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
Data: 05 e 06 de Dezembro de 2013
Horário: 18h00 às 22h00

Descritivo
Método de seleção e análise de dados e informações que orientem tomadas de decisão com a finalidade de solidificar negócios atuais e identificar riscos e novas oportunidades para alcançar desempenho superior nas atividades ligadas à realidade internacional.

Objetivo
Apresentar as principais variáveis utilizadas em análises de mercados globais.
Identificar as áreas de maior destaque para as empresas brasileiras e para os profissionais interessados em atuar nesses mercados.
Discutir de forma crítica o futuro das regiões analisadas em sala de aula.

Com esse programa de treinamento você encontrará respostas para os seguintes aspectos:

– Como reconhecer e respeitar diferenças em valores distintos
– Como trabalhar de maneira efetiva com diferentes tipos de liderança e equipe
– Como lidar com diferentes atitudes diante do tempo e prazos e ainda fazer tudo funcionar
– Como se comunicar efetivamente com outros padrões culturais
– Como respeitar pontos de vista e crenças distintas das suas
– Como mostrar respeito pela diversidade cultural de maneira adequada

Programação
Carga horária: 8 horas-aula

I) Comportamento do consumidor ¿ diversidade através de culturas
– Padrões determinantes de diferenças culturais
– Valores globais existem? Consumidor, marcas e produtos globais
– Mobilidade social
– Segmentação baseada em comportamentos
– Mercados de luxo
– Mercados emergentes
– Inovação para mercados populares
– Sustentabilidade e Fair Trade

II) Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional
– Definição de Inteligência Comercial.
– Aplicação em mercados globais.

III) Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas
– Solidificação e expansão de negócios atuais.
– Identificação de novos mercados.
– Identificação de tendências.
– Prevenção contra riscos.

IV) Dados, informação, conhecimento e decisão
– Transformando dados em informação e informação em conhecimento.
– Orientação das tomadas de decisão.

V) Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?
– Onde localizá-los e como acessá-los.
– Fontes Primarias.
– Fontes Secundárias.

VI) Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global
– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório.
– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies .
– Análise setoriais, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados.

VII) Ferramentas usadas na Inteligência Comercial

VIII) Informação, segurança e ética

IX) Empreendedorismo: uso da Inteligência Comercial Internacional no desenvolvimento de micro consultorias
– Consultoria como negócio
– Mercado, perfil das consultorias e dos consultores
– Micro consultorias e sua atuação na área internacional
– Oportunidades de mercado

Professor Sérgio Pereira
Bacharel em Relações Internacionais.
Especialista em Negócios Internacionais.
Possui 24 anos de experiência no Comércio Internacional tendo colaborado com empresas dos ramos siderúrgico, têxtil e químico.
Professor universitário, palestrante e autor de diversos artigos publicados regularmente desde 1989 em jornais, revistas e portais especializados em Comércio Exterior e Relações Internacionais.

Atuou como Gerente de Mercado Internacional da Cia Nitro Química (divisão química do Grupo Votorantim).
É Coordenador Educacional do Munde-Se e Professor titular da FIA-SP (Pós-Graduação e MBA) em disciplinas gerenciais de Comércio Internacional, Marketing e Controladoria.

CONTATO 
Inscricões: (11) 3711-4158
Horário de atendimento: das 9h às 18h, de SEG a SEX.
E-mail: contato@mundese.com.br

Fonte: Munde-se

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s