E que tal seguir carreira no mundo acadêmico em Relações Internacionais?

Por Salomão Cunha Lima

IMG_20140429_105420421Fonte: International Connectors

O mundo acadêmico, por muitas vezes, é esquecido do planejamento de carreira dos internacionalistas. Certamente nem todos nós nascemos com a vontade e vocação para adentrar os ambientes universitários e trabalhar com pesquisa e ensino. Contudo, para quem gosta de estudar, tem aptidão para ensinar e tem curiosidade de conhecer sempre mais, a academia oferece diversas formas de inserção profissional.

Para quem vislumbra trilhar uma carreira acadêmica de sucesso, não basta apenas ser um aluno aplicado, as atividades extracurriculares fazem tamanha diferença. Participar em congressos, eventos acadêmicos, apresentar trabalhos/papers em conferências e painéis e estar em contato com professores e pesquisadores que tratem de seu tema de pesquisa são algumas das iniciativas importantes que devem ser tomadas.

Sem sombra de dúvidas, uma excelente maneira de construir bases sólidas para seu crescimento e continuidade acadêmica é o estágio em centros de pesquisa, think tanks, projetos de pesquisa universitária, além dos projetos de iniciação científica. De acordo com Camila do Amaral, estagiária do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado na Escola de Ciências Sociais/CPDOC, sua experiência na FGV proporcionou um primeiro contato com a área acadêmica, onde pôde participar da elaboração de diversos projetos de pesquisas em áreas de seu interesse de estudo em Relações Internacionais. “Um ponto muito enriquecedor de meu estágio no CPDOC é o ambiente de trabalho ea proximidade da equipe, que nos leva a trabalhar diariamente com um conjunto de pesquisadores, nacionais e internacionais de áreas de pesquisa distintas e, claro, com o Prof. Oliver Stuenkel, proporcionando debates ricos e networking que só engrandeceram a minha experiência”, relata.

Falando nisso, o CPDOC em São Paulo abre vaga de estágio para estudantes de Relações Internacionais, Ciências Sociais, História, Administração Pública, Economia e Direito, que estejam cursando atualmente do 3º ao 7º semestre.

Saiba mais sobre o processo seletivo aqui.

Se você tem interesse nesta área, esta é uma ótima opção de inserção profissional.

No setor acadêmico ou em qualquer outra área do mercado de trabalho, lembre-se sempre: Conecte-se.

Advertisements

One response to “E que tal seguir carreira no mundo acadêmico em Relações Internacionais?

  1. Pingback: Oportunidades de estágio, trainee e emprego | International Connectors·

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s