Último dia de inscrição para o I Fórum Universitário de Paradiplomacia

O evento acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

logo_forum_paradiplomacia-MAIOR

No dia 22 de maio, serão realizadas três mesas de debates, com o objetivo de traçar um panorama geral da Paradiplomacia e da Cooperação Internacional Descentralizada.

Informações e inscrições para o I Fórum Universitário de Paradiplomacia: www.facebook.com/forumparadiplomacia

Mesa 1 – A Internacionalização dos Entes Subnacionais

 Nos últimos anos, estados, regiões e municípios passaram a protagonizar um papel inédito no cenário internacional. No Brasil, a atuação externa dos estados e municípios tem crescido significativamente. O maior intento dos governos locais, em geral, não é influenciar a política externa dos países, mas sim constituir uma rede própria de compromissos e troca de conhecimentos com outros governos subnacionais.

A mesa será moderada por Helena Monteiro (Coordenadora de Cooperação da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo) e terá como convidadosVicente Trevas (Secretário Adjunto de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura Municipal de São Paulo), Chyara Sales Pereira (Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais), e Élise Racicot (Diretora do Escritório do Governo do Québec em São Paulo).

Mesa 2 – Aspectos Jurídicos e Potencialidades da Cooperação Internacional Descentralizada

A vertente da Cooperação Internacional Descentralizada (CID) ganha relevância por reunir tanto os aspectos da legitimidade (política) quanto da legalidade (jurídica). A CID pode ser entendida como uma forma específica de paradiplomacia, não apenas amparada pelo Estado nacional, mas por ele estimulada como parte das relações intergovernamentais do Estado democrático.

A mesa será moderada por Gustavo Brechesi Servilha, Executivo Público da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – e terá como convidados Marcela Garcia Fonseca, Professora Doutora de Gestão de Cidades da Fundação Armando Álvares Penteado, e José Blanes Sala, Professor Doutor de Relações Internacionais e Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC

Mesa 3 – Atores da Cooperação Internacional Descentralizada

 As relações internacionais se intensificam junto ao debate da globalização e com o ingresso de novos atores no cenário internacional: ONGs, sindicatos de trabalhadores, associações civis públicas e privadas, passam a exercer influência junto aos Estados nacionais, aos organismos multilaterais e às empresas transnacionais. Configuram-se também diversas redes de atores subnacionais, por vezes contribuindo para o processo de integração regional.

A mesa será moderada por Fernanda Cassiano (Assessora de Cooperação Internacional do Governo do Estado de São Paulo) e terá como convidados Adalberto Maluf (Diretor Regional por São Paulo da C40 Cities), Niklas StephenOficial de Cooperação Sul-Sul da UNICEF, e Suelma Rosa dos Santos (Diretora da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).

No dia 23 de maio, o Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares, fará uma apresentação das “Novas Tendências nas Relações Internacionais” e convidará o diplomata Ministro Laudemar Aguiar, Coordenador das Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, para um bate-papo, onde irão discutir as vantagens e resultados que a Paradiplomacia traz para o país e responder perguntas do público sobre os mais diversos temas.

 

INÉDITO NO MUNDO

O I Fórum Universitário de Paradiplomacia, buscando estimular a produção e difusão de conhecimentos e permitir que estudantes universitários tivessem um contato mais dinâmico com a prática da paradiplomacia, promove uma Simulação de Cooperação Internacional Descentralizada durante os dois dias de evento.

marca_mobilidadeEstudantes pré-selecionados de 10 cursos de Relações Internacionais de universidades de São Paulo participaram de três Oficinas de Treinamento nos dias 03, 10 e 17 de maio (organizadas por uma parceria entre a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e irão simular, nos dias 22 e 23 de maio, uma negociação de Cooperação Internacional Descentralizada em “Mobilidade Urbana”, no contexto do projeto “2014, Ano Île-de-France – São Paulo para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”, iniciativa estabelecida pelo Protocolo de Intenções assinado pelo Estado de São Paulo e pela região Île-de-France em 13 de dezembro de 2013.

A expectativa é que estes alunos possam compreender a dinâmica da Cooperação Internacional, aprendendo a elaborar projetos e convergir interesses, e consigam propor iniciativas para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo.

Para saber mais do “Ano Île-de-France – São Paulo para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”: www.migre.me/iZk7O

——————–

Informações e inscrições para o I Fórum Universitário de Paradiplomacia: www.facebook.com/forumparadiplomacia

Instagram @forumparadiplomacia

Siga também o Twitter da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Estado de SP: @globalsaopaulo

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s