19º ENERI reúne grandes nomes das Relações Internacionais

10401342_780642445300662_1703875593517755661_n

Ainda não sabe o que é ENERI? Então provavelmente falta algo para você se engajar ainda mais no curso. Consolidado no cenário acadêmico como o maior ajuntamento de interessados em Relações Internacionais da América Latina, o Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) foi organizado, em sua última edição, por estudantes e professores da UNIVALI e realizado em Balneário Camboriú/SC.  Na última semana, mais de 1100 estudantes de todo o Brasil se dirigiram ao Infinity Blue – Resort & Spa para conferir o evento, que é co-organizado pela FENERI (Federação Nacional de Estudantes de RI).

Os estudantes de relações internacionais costumam se sentir inseguros quanto ao futuro profissional da área, fazendo com que atividades como esta sejam de fundamental importância para apresentar a eles as possibilidades de atuação do formado em RI. – Guilherme Bez Marques

Certamente no Brasil não há oportunidade mais significativa para os estudantes de graduação se conectarem entre si, fazendo de seus contatos não apenas cartões de visita engavetados, mas gerando, sobretudo, novas conexões profissionais e, inclusive, novos amigos. Além de alto nível de discussões com a presença de grandes acadêmicos, profissionais e embaixadores, o 19º ENERI se traduziu numa rede de novas perspectivas tecidas pelos estudantes de RI de todo o Brasil.

“No intuito de trazer a realidade profissional de Relações Internacionais cada vez mais próxima aos internacionalistas presentes no evento, esta edição do ENERI buscou, de forma simultânea, desenvolver atividades práticas com o intuito de informar e discutir detalhadamente o campo de trabalho para os internacionalistas no Brasil, através de Workshop sobre Mercado de Trabalho, Visitas Técnicas, dentre outras”, disse Guilherme Fasolin, secretário-geral desta edição.

10339243_777568138941426_7217130770132009931_o

Dentro deste cenário, a International Connectors realizou o Workshop “Perspectivas para a inserção do internacionalista no mercado de trabalho”. O workshop trouxe aos presentes as 10 iniciativas que os internacionalistas precisam tomar para ter sucesso no mercado. Além do tradicional formato de palestra, houve dinâmicas e grande interatividade da plateia. De acordo com o diretor executivo da International Connectors e palestrante do workshop, Salomão Cunha Lima,  os alunos demonstraram grande interesse pelo tema. “Vi nos olhos dos estudantes uma sede por informação sobre o mercado de trabalho. Tenho certeza que todos os presentes têm grande potencial de sucesso”, relatou.

“Os estudantes de relações internacionais costumam se sentir inseguros quanto ao futuro profissional da área, fazendo com que atividades como esta sejam de fundamental importância para apresentar a eles as possibilidades de atuação do formado em RI”, afirmou Guilherme Bez Marques, Gerente na Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de Santa Catarina. Guilherme participou de uma mesa-redonda que fez parte do Workshop, assim como Lúcia Nader, Diretora Executiva da Conectas Direitos Humanos; Jeferson Reis, Coordenador de Negócios Internacionais na Mormaii; e a representante do Ministério de Relações Exteriores em Santa Catarina, Ana Maria Sampaio Fernandes. Os palestrantes falaram sobre suas trajetórias profissionais e responderam a perguntas sobre os setores onde trabalham.

Em breve, o workshop será realizado em outras cidades. Acompanhe artigos, oportunidades e eventos como esse em nosso blog e no Facebook.

Fotos: Tom C. Dos Santos e Clara Casagrande

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s