O profissional de RI não é mais um ilustre desconhecido

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Relações Internacionais é mesmo uma profissão complexa.  A começar pela forma como o mercado de trabalho vêm posicionando sua contribuição na estrutura organizacional das empresas.  Cada vez mais, vejo graduados em RI ocupando posições de destaque em áreas como Relações Corporativas, Relações Externas, Institucionais, Políticas Públicas, Relações Internacionais ou Governamentais.  Terminologias à parte, na essência, a maioria delas tem a mesma função: zelar pela imagem e reputação da empresa, além de defender seus interesses junto a organismos internacionais, entidades setoriais, organizações da sociedade civil e, principalmente, governos em todos os níveis.

Se voltássemos quinze anos no tempo, daria para contar nos dedos de uma mão o número de empresas multinacionais ou brasileiras em processo de internacionalização que dispunham de profissionais focados nessas at
ividades.  Com as reformas estruturais da década de noventa, a melhoria do ambiente de negócios, uma maior previsibilidade de regras, menor tolerância com a corrupção e, ao mesmo tempo, com a crescente participação do governo brasileiro no financiamento e regulação de uma série de setores, esta função vem se tornando cada vez mais fundamental para o sucesso de uma empresa no Brasil.  A crise dos mercados desenvolvidos a partir de 2008 e o promissor crescimento da economia local também ajudaram, já que as empresas começaram a olhar para o nosso país como um importante mercado alternativo para seus investimentos produtivos.

Só que o grande mistério a solucionar era identificar a melhor maneira de explorar a miríade de oportunidades em um país ainda atrasado, com carência de mão de obra qualificada, complexidade tributária, infraestrutura cambaleante, nacionalismo e outras mazelas de toda sorte.  Aumentar investimentos sem buscar uma maior aproximação com o governo de forma ética e transparente, não parecia ser a melhor estratégia.  E para que esta parceria fosse construída de maneira sólida, um novo perfil profissional fazia-se – e ainda faz-se – necessário.

Para ocupar as funções corporativas mencionadas acima, as empresas têm optado por perfis mais generalistas, com habilidade negocial, interpessoal, capacidade de construir alianças, facilidade para compreender temas complexos, pensamento estratégico, capacidade analítica, versatilidade linguística e sofisticação política.

De modo prático e correndo o risco de simplificar demais, eu diria que as principais atividades deste profissional incluem, mas não se limitam a: análises políticas e de risco político, monitoramento do ambiente regulatório, elaboração e implementação de estratégias de engajamento, identificação de oportunidades de negócios com governos, negociação de incentivos fiscais, estruturação de projetos de cooperação, influência positiva para a alteração ou aprimoramento de leis, representação institucional…

Se você viu a sua imagem projetada neste post, saiba que hoje existem quase duas centenas de empresas no Brasil com áreas de interface com governos e sempre interessadas em recrutar profissionais com este tipo de formação e características.  E o número não pára de crescer.

E se ainda restarem dúvidas sobre o que fazer para chegar lá, leia o meu post anterior.

Sobre o autor

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Fabio Rua é diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da IBM Brasil. Graduado em Relações Internacionais pela FAAP, possui pós-graduação em Diplomacia Econômica pela UNICAMP e mestrado em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV/RJ.

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