Guia completo para cursos gratuitos online

Cursos gratuitos online são uma boa forma de incrementar o currículo e formação acadêmica. Graças ao material fornecido por grandes universidades ao redor do mundo, é possível obter um material excelente para aprendizagem  – mesmo considerando que apenas alguns cursos e sistemas emitem certificado, a experiência é, sem dúvida, enriquecedora.

Descubra a seguir os principais sites que disponibilizam esses cursos.

O site Veduca oferece centenas de cursos de universidades brasileiras e estrangeiras, muitos deles legendados ou com áudio em português. Em sua maioria, os cursos se resumem a vídeo-aulas, com poucas atividades ou exercícios. Estão disponíveis diversas disciplinas que podem interessar a internacionalistas nas áreas de PolíticaDireito, Economia, Administração, Geografia, História, Matemática e Estatística.

 

Talvez o mais reconhecido portal de cursos online seja o Coursera, que oferece mais de 700 cursos. Muitos deles oferecem certificado, disponibilizado em versão gratuita/simplificada ou paga.

O Coursera também oferece Especializações, que garantem certificado ao término de uma série determinada de aulas e trabalho de conclusão. Para estudantes de RI, o destaque é “Os desafios das relações internacionais” , oferecida pelas Universidades de Leiden e de Genebra. Nesse caso, para obter o certificado de conclusão, é necessário pagar.


O “grande rival” do Coursera possui inúmeros cursos de universidade como Harvard e MIT. Possui matérias interessantes como Age of GlobalizationInternational Politics in the Korean Peninsula e muitas outras.

Para quem está cansado de aulas chatas com professores monótonos, os vídeos do Crash Course são uma ótima escolha. A equipe por trás desse canal do YouTube prepara séries com diversos temas (como História Mundial) e apresenta o conteúdo com ilustrações, analogias e piadas. As aulas são apresentadas por John Green (o autor de A Culpa é das Estrelas).

Outros

Outra caso interessante é o MIT OpenCourseWare. Conhecido pelo excelente material para quem faz exatas, o OpenCourseWare também inclui áreas como Ciência Política. Apesar de não oferecer muitas aulas ou cursos especificamente voltados para a Internet, o site lista o método e os materiais utilizados nas disciplinas aplicadas na universidade e, em alguns casos, disponibiliza vídeos.

Além de notícias sobre novos cursos que são lançados fora dos portais aqui listados, a SkilledUp OpenU lista todo tipo de conteúdo para quem se interessa por Ciência Política, História e Economia, por exemplo.

Para quem quer empreender, o SEBRAE oferece 30 cursos gratuitos sobre temas como inovação e comércio exterior. Já a FGV Online possui cursos de Gestão Financeira e Empresarial, Sustentabilidade e Economia. Para quem quer se aprofundar em estatística, economia e descobrir a programação, a Khan Academy oferece um método de aprendizado excepcional.

————-

Dentre tantas opções, qual é a melhor maneira de estudar?

Como você pode perceber, opções não faltam. É necessário, porém, filtrar as informações que são relevantes para cada um. Antes de se inscrever em milhões de cursos (ou em nenhum), se pergunte:

  • Terei tempo e comprometimento para terminar o curso?
  • Me interesso de verdade por esse tema?
  • Como ele pode contribuir na minha carreira acadêmica e profissional, além da minha vida pessoal?

Para responder, considere suas experiências anteriores: uma pessoa que se distrai facilmente no computador, por exemplo, pode ter dificuldade em assistir os vídeos. Não há nada de errado em não saber as respostas; experimentando diferentes métodos e assuntos, descobrimos nossas preferências e o que funciona para cada um. É no processo de busca dessas respostas que descobrimos nossos gostos e as maneiras de obter sucesso. Caso haja interesse verdadeiro e as motivações estejam claras, fica muito mais fácil se comprometer e alcançar os objetivos de estudo.

Sabendo disso, conheça algumas iniciativas podem ajudar bastante:

  1. Planeje
    Antes de começar o curso, saiba quantas horas semanais serão necessárias. Caso o site não providencie essa informação, considere quanto tempo livre você possui semanalmente e em quanto tempo conseguirá cobrir todo o material. Em seguida, estabeleça metas diárias e se concentre em fazer um pouco de cada vez.
  2. Estude
    Mão na massa! Assista às aulas, faça anotações e resumos para não perder o foco e pule (algum)as partes desinteressantes. Cursos online exigem auto-disciplina!
  3. Avalie
    Está conseguindo absorver o conteúdo? O curso é lento demais? Não era isso que queria exatamente? Se o curso não deu certo, talvez esteja na hora de tentar outro.

Perceba que as perguntas e dicas acima são válidas não só para cursos online, mas também para cursos de idiomas ou universitários.

Faltou algum site? Tem uma estratégia diferente para estudar? Deixe seu comentário aqui ou no Facebook!

 

Por Thiago Kunis

Advertisements

2 responses to “Guia completo para cursos gratuitos online

  1. Pingback: 10 coisas que você precisa saber antes de fazer Relações Internacionais | International Connectors·

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s