O que conhecemos de Pernambuco

origin_2869305456

Por Bianor Teodósio

O que conhecemos de Pernambuco? Início este texto com este questionamento, pois mesmo aqueles que são pernambucanos de berço e aqueles que foram adotados em nossas terras não se perguntam constantemente sobre isto. Em geral nos concentramos na capital pernambucana, Recife e em Olinda, ambas conhecidas mundialmente por suas efervescências carnavalescas e manifestações culturais.

Também somos lançados balisticamente às praias paradisíacas que o litoral pernambucano oferece aos nativos e turistas que se aventuram em conhecer e visitá-las.

Porém, para nós e para os que se aventuram em terras pernambucanas, nosso Estado também oferece uma miríade de oportunidades de negócios e desenvolvimento que em nossa história recente tem se mostrado cada vez mais internacionalizada e focada em aumentar laços comerciais nas terras de alhures.

Temos oportunidades na Indústria, com a chegada de industrias como a FIAT em Goiana, no Comércio, no Turismo e na área de Serviços, notadamente nos serviços de consultoria.

Temos uma tradição comercial que remonta aos primeiros comerciantes judeus, portugueses e holandeses que trouxeram consigo a primeira noção de que o mundo é muito mais do que o Brasil. Pernambuco tem em suas veias uma tradição portuária e transfronteiriça que remonta séculos através da produção de açúcar.

E sem dúvidas um profissional que tem este tipo de questionamento em mente e a gana de romper as barreiras de nossas fronteiras como é o Internacionalista inicia sua caminhada com larga vantagem. O Internacionalista traz em sua formação um conhecimento histórico que deve ser operacionalizado com um pragmatismo nos negócios que poucos profissionais podem apresentar.

Pernambuco tem por característica ser um Estado em muitos aspectos negociais conservador e concentrador de renda. Nosso crescimento econômico gerado a reboque do crescimento Brasileiro gerado desde o ano de 2002 – desde o ano de 2007 o Estado apresentou crescimento do seu PIB em torno de 5% – tornou o Porto de Suape um dos  portos concentradores de cargas mais importantes do norte-nordeste brasileiro, o que gera desafios do ponto de vista organizacional em nossas empresas, dado que elas devem deixar de lado um modelo patriarcal e familiar para uma gestão mais profissional e mais focada em resultados. Acredito que o profissional Internacionalista que tem em seu escopo de formação a visão profissionalizante e qualificadora terá desafios para quebrar as resistências geradas pela quebra do paradigma da gestão familiar, porém trará para si recompensas sem paralelo.

Temos um desafio de interiorizar o comércio e a indústria pernambucana retirando o foco da capital e gerando um prognóstico de emprego e renda mais homogêneo no estado como um todo. Temos o polo gesseiro, o polo de confecções em Toritama e regiões próximas, provas práticas de como a interiorização da indústria e do comércio é benéfica para a população.

Por fim, temos a necessidade de uma profissionalização dos investimentos e dos fluxos financeiros que venham para o estado e um profissional que tenha expertise nestes aspectos terá ampla vantagem com relação aos seus concorrentes.

Pernambuco mais do que nunca apresenta-se como uma janela de oportunidade de investimentos e crescimento, sejam eles motivado por profissionais internamente ou sejam eles através da “importação” de profissionais de outros Estados. Notadamente a presença de Internacionalistas é cada vez mais necessária, haja vista que boa parte de nossos novos negócios são voltados para o comércio internacional.  Pernambuco está de portas abertas para o crescimento e o sucesso de profissionais desbravadores.

Sobre o autor

DSC_6266Bianor Teodósio é formado em Relações Internacionais (FIR), Mestre em Ciência Política (UFPE), Professor Universitário – Faculdade Damas do Recife e funcionário do Banco do Brasil na Gerência de Comércio Exterior em Recife.

Foto de capa: A. Duarte via photopin cc

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s