Desafios do Mercado de Trabalho do Profissional de Relações Internacionais em Santa Catarina

origin_3039940894Por Guilherme Bez Marques

Atraído por uma grade curricular apaixonante e a possibilidade de uma carreira internacional, o estudante de Relações Internacionais rapidamente se depara com duas questões logo em suas primeiras semanas de curso: ainda há um certo desconhecimento sobre o Curso de Relações Internacionais e uma confusão com outras áreas do conhecimento, como Comércio Exterior; e as incertezas sobre o âmbito de atuação profissional do egresso graduado em Relações Internacionais.

Na verdade, os dois problemas demonstram uma relação muito próxima entre eles. Boa parte da incerteza sobre quais espaços o profissional pode ocupar, advém do desconhecimento do mercado de trabalho sobre suas habilidades profissionais.

A não regulamentação da profissão até os dias atuais, ao contrário de um obstáculo, deve ser visto como um desafio, já que o profissional poderá demonstrar aos mais diversos setores, qual o papel que pode desempenhar, seja no âmbito público, privado, terceiro setor, organizações internacionais ou academia.

O Estado de Santa Catarina, apesar de ser, geograficamente e em termos populacionais, um dos menores da Federação, tem se demonstrado um dos mais dinâmicos, com índices econômicos e sociais sempre entre os melhores do Brasil. Sua formação baseada em imigrantes (sobretudo europeus, como italianos e alemães), posição geográfica e infraestrutura logística (cinco portos, por exemplo) e economia diversificada e não concentrada em nenhuma das regiões do estado, permitiu uma internacionalização significativa do estado, abrindo espaço para atuação do profissional de Relações Internacionais.

Com três cursos consolidados (UNIVALI, UNISUL e UFSC), Santa Catarina é, desde a década de noventa um dos polos de produção de conhecimento da área de Relações Internacionais, mas tem se demonstrado também um ambiente de possibilidades para os profissionais.

No âmbito público, o Governo do Estado possui a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, responsável pela prática de relações internacionais de Santa Catarina (atração de investimentos, cooperação internacional, missões e recepções internacionais, etc). Ademais, também as Secretarias Setoriais, como Turismo e Agricultura, também tem realizado importantes ações internacionais, permitindo a atuação do profissional (a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, por exemplo, conta com o cargo de Analista de Relações Internacionais em seus quadros). Entretanto, também as prefeituras municipais tem identificado cada vez mais a necessidade do profissional de Relações Internacionais e inserindo-o em seus quadros, como observado em Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí.

No setor privado, em Santa Catarina, o profissional de Relações Internacionais encontra espaço em multinacionais, sejam elas estrangeiras (como a BMW e General Motors) como também nas catarinenses (BRF e WEG). Entretanto, chama atenção a possibilidade de atuação no grande número de pequenas e médias empresas que, em sua maioria, possuem vocação internacional, assim como também nas inúmeras tradings da região.

Merece especial atenção também a necessidade crescente da academia de novos professores com formação específica em Relações Internacionais, o que exige a realização de uma pós graduação (preferencialmente Stricto Sensu) do profissional.

Sobre o autor

2014-06-12 01.11.26Guilherme Bez Marques é Gerente da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de Santa Catarina e Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Foto de capa: Ponte Hercílio Luz por Marcio Cabral de Moura via photopin cc

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s