Campos de atuação no Rio de Janeiro

large__8050470086

Por Ilan E. Cuperstein

O Rio de Janeiro tem se mostrado um lugar empolgante para internacionalistas nos últimos anos. Além de contar com alguns cursos e centros de pesquisa de reconhecida excelência, o estado tem passado por desafios e transformações que o colocam em meio a diferentes redes e processos globais. O mercado local, por sua vez, começou a entender as vantagens únicas e os espaços que os jovens graduados em relações internacionais podem preencher em meio a todas estas mudanças, embora ainda haja necessidade de maior clareza nas competências específicas que este graduado oferece ao mercado.

A economia do Rio de Janeiro historicamente sempre foi uma das mais dinâmicas do Brasil, sediando algumas das maiores empresas nacionais como Petrobrás e Vale. O estado desponta na última década como pólo nacional da indústria de óleo e gás, sobretudo com a descoberta e exploração do petróleo localizado na camada do pré-sal. O aprofundamento da posição brasileira nesse mercado global, além de criar diversas novas demandas por parte da Petrobrás, atraiu também inúmeras empresas multinacionais para o mercado brasileiro, a fim de explorar as oportunidades geradas pelos desafios do pré-sal, tido como uma das operações mais complexas e arrojadas de extração do mundo. Estas empresas estrangeiras têm uma necessidade imediata de profissionais que conheçam o ambiente local e internacional da indústria além de entender regras para o investimento estrangeiro no país. A presença de quatro empresas multinacionais (Shell, Total, CNOOC e CNPC)  no consórcio vencedor liderado pela Petrobrás no primeiro leilão do pré-sal em 2013 é talvez a maior evidência desta tendência.

Na última década, a cidade do Rio de Janeiro ganhou visibilidade única no país e no mundo ao sediar diversos megaeventos internacionais como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 em 2012, ter sido uma cidade-sede na Copa do Mundo da FIFA em 2014 e como a primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos em 2016. Este cenário proporcionou uma inserção global da cidade, que se reflete no fortalecimento da atuação das secretarias municipal e estadual de relações internacionais na paradiplomacia, assim como no aumento da presença de empresas de consultoria, mídia, infraestrutura entre outros. Este diferentes setores têm como componente fundamental o processo de internacionalização do estado e munícipio do Rio de Janeiro, criando inúmeras oportunidades de trabalho.

A proeminência que o estado tem conquistado como resultado destes processos trouxe também uma maior participação do Terceiro Setor, através de ONGs nacionais e internacionais atuando nos mais diferentes temas sociais, desde o monitoramento das violações aos direitos humanos durante as obras para a Copa do Mundo até os impactos ambientais da exploração do petróleo. As atividades destas ONGs, em grande parte, estruturadas através de redes e conexões internacionais, oferece importante campo de atuação para internacionalistas.

Por fim, para aqueles que procuram uma carreira relacionada à pesquisa, o Rio de Janeiro conta com alguns dos maiores centros e programas em relações internacionais do Brasil, como o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, o Centro de Relações Internacionais da FGV, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), o BRICS Policy Center, o Centro Rio+, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ, entre outros.

O Rio de Janeiro oferece, assim, oportunidades nos mais variados campos das relações internacionais, sendo uma referência de mercado nacional para os recém-formados, que devem, mesmo assim, atentar para o fato de que os diferentes setores ainda passam pelo processo de reconhecimento das funções e competências que o profissional de relações internacionais pode desempenhar.

Sobre o autor
Ilan E. Cuperstein é graduado em Relações Internacionais pela PUC-Rio e atua, desde 2009, como representante da COPPE/UFRJ no Centro Brasil China de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia, tendo passado três anos no escritório em Pequim.

Foto de capa: Rubem Jr via photopin cc

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s