As 10 coisas que você precisa saber ao se formar em Relações Internacionais

1. Defina seu objetivo profissional e elabore uma estratégia para atingi-lo.

u

Quer ser diplomata? Negociador internacional? Trabalhar num organismo internacional ou numa ONG estrangeira? Quer seguir carreira acadêmica? Afinal, onde você pretende atuar em RI uma vez que ganhou seu diploma? Com tanta amplitude de mercado, não adianta atirar pra todos os lados. É necessário definir um foco, a área em que deseja trilhar carreira. Após se decidir, pense a melhor estratégia a curto, médio e longo prazo para desbravar os caminhos e alcançar seu objetivo.

2. Não se prenda a um emprego caso este não esteja alinhado à sua carreira.

u

Há uma pedra no meio do caminho? Remova-a. Se você sabe onde quer chegar e seu atual emprego ou estágio tem contribuído minimamente com seu desenvolvimento profissional, é hora de reavaliar e ficar de olho no mercado. Nada de desespero, mas vale a pena deixar “um olho no padre, outro na missa” e alinhar sua atividade profissional atual ao seu projeto de carreira.

3. Especialize-se na área que pretende trilhar.

ref

Uma vez definida a área, é hora de se especializar. Uma pós-graduação para qualquer internacionalista é essencial para sua colocação no mercado de trabalho dentro do que pretende atuar, seja uma especialização lato sensu ou um mestrado stricto sensu, no Brasil ou exterior.

4.Conte com a ajuda de seus veteranos

right-here-bro

Seus veteranos de antes são hoje seus colegas de profissão. Contate-os para dizer que está no mercado em busca de uma colocação profissional. Certamente eles poderão te ajudar com dicas, repassando vagas que recebam ou mesmo indicando você, ao tomarem conhecimento de alguma oportunidade específica.

5. Explore o mundo.

cat

Você se formou em RI e decidiu que quer viver eternamente em sua cidade? Você pode até gostar de viver onde estudou e crescer profissionalmente onde está. Contudo, seu chão é o mundo e fazer carreira em RI significa renunciar seu aconchego familiar e desbravar o planeta. Assim, não considere apenas ficar em sua cidade natal ou estudantil, abra o mapa mundi e explore novas oportunidades.

6. Aproveite o tempo para complementar sua formação

community

Ainda não tem fluência em inglês e em outras línguas? Aproveite o tempo em que busca oportunidades para se aprimorar. Pratique os idiomas que conhece e aprenda novos. Faça cursos em áreas específicas que sentiu que ficou com déficit em sua formação na universidade. Otimize seu tempo livre para aperfeiçoar seu currículo.

7. Atualize-se sempre.

crushed

Como você bem sabe, o dinamismo de RI é feroz. Não deixe de ler jornais, websites, clippings de notícias e artigos científicos sobre o que anda acontecendo no mundo. Assista canais de notícias e programas de debates com especialistas. Participe de fóruns nas mídias sociais e leia blogs acadêmicos constantemente. Conhecer bem os fatos internacionais te ajudará ao ser sabatinado sobre temas contemporâneos em entrevistas ou durante eventos que participar.

8. Conecte-se.

conga-line

Veja e seja visto. Mas, mais do que isso, conecte-se com outros profissionais da área. Como? Participe de eventos sociais (normalmente organizados por universidades, câmaras de comércio e entidades de classe, como CNI, FECOMERCIO, etc) para fazer novas conexões e contatar, no futuro, pessoas estratégicas. Tenha em mãos seu cartão de visitas e, ao receber de alguém, não apenas o guarde. Mandar um e-mail no dia seguinte é simpático e fará com que o possível contato feito te leve a grandes oportunidades.

9. Aprimore suas competências dedicando-se a quem precisa de você.

fsfssdsf

Exerça seu talento e competências com o voluntariado. Aplique o que aprendeu no seu curso de RI através do trabalho voluntário, contribuindo localmente para um mundo melhor e, ao mesmo tempo, estimulando sua criatividade, inovação, comunicação e negociação, dentre outras habilidades. Use seu melhor para ajudar a quem precisa e os resultados serão bons também para você.

10. Trabalhe sua ansiedade e seja feliz.

zgtu

Lidar com a pressão de se colocar no mercado agora que se formou em RI não é nada fácil. Mas saiba que todo profissional já passou por este momento. Por isso, trabalhe sua ansiedade e nervosismo através de hobbies que te façam bem, como práticas esportivas e de lazer. Manter o status quo da felicidade, como costumamos dizer, é condição sine qua non para você sair de sua atual condição de potência emergente e se tornar, muito em breve, uma potência estabelecida.

Fonte dos .gifs: reactiongifs.com

Advertisements

One response to “As 10 coisas que você precisa saber ao se formar em Relações Internacionais

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s