10 coisas que você deve fazer quando for a um evento acadêmico ou profissional

1) Tenha cartões de visita

patrick-bateman-business-card
Seu cartão de visita é sua identidade impressa. Elabore-o claro e atraente, em tons leves. Coloque seus dados de contato e esteja sempre com ele para entregar quando lhe for solicitado ou achar necessário manter contato. Evite ir a um evento sem o seu cartão, porém, se não o tiver impresso, peça o da outra pessoa ou anote seu contato e, assim que chegar em seu computador, mande e-mail enviando suas informações de contato.

 

2) Saiba quais são seus propósitos no evento

download
“Networking sometimes means notworking”. Dessa maneira, não perca seu tempo indo a eventos sem ter um objetivo claro. Seja conhecer mais sobre um tema, ouvir as opiniões de determinado palestrante ou encontrar algum contato específico, sua ida a algum evento deve ter um propósito claro, pré-determinado e com uma estratégia de abordagem bem definida.

 

3) Esteja vestido apropriadamente

jdg
Adequar seu estilo à ocasião em que estará presente é a chave da questão. Antes de pensar na roupa, procure saber qual a “vibe” do evento. Muitas vezes, os convites não estabelecem um “dress code” específico. Neste caso, procure ver na internet fotos de eventos semelhantes para ver como as pessoas estão vestidas. Muito cuidado para não ir muito arrumado em ocasiões mais tranquilas, nem ir muito largado em situações mais formais.

 

4) Defina sua estratégia de aproximação

god-hi
Sabendo as pessoas que você precisa encontrar no evento, veja qual a melhor maneira de se aproximar delas. Procure informações prévias sobre cada uma e estude bem a programação para entender quais os momentos mais adequados para abordá-las. Caso ainda não a conheça pessoalmente, busque os organizadores do evento para que te apresentem e facilite sua aproximação.

 

5) Não seja inconveniente

observing
Muitas vezes, pessoas de renome ou celebridades em eventos dispõem de pouco tempo para o público. Assim, aguardar o momento certo para aproximação é a alma do negócio. Caso perceba um grande assédio em cima da figura pública, esqueça de se aproximar dela e busque pessoas que o assessorem profissionalmente para tentar o contato. Evite atrapalhar conversas e seja direto e prático na abordagem.

 

6) Demonstre interesse pelo tema abordado

fascinating
Saiba ouvir, mostre conhecimento e se interesse pelo tema que será apresentado na conversa. Foque na pessoa e fique atento ao que diz. Demonstre credibilidade e confiança através de seu posicionamento firme e com uma linguagem corporal propositiva mas, ao mesmo tempo, receptiva. Seus olhos, mãos, boca e expressões faciais como um todo falam bastante de você.

 

7) Conecte-se no Internacional Connectors

S0NTLhA-compressor
A International Connectors está ligada nos principais eventos em Relações Internacionais em todo o Brasil. Acompanhe sempre em nosso site as melhores oportunidades de encontros e conexões pelo país para você fazer novos contatos e estar próximo dos principais debates em RI.

 

8) Não se prenda aos eventos de sua universidade

AhO2r57
Cada novo evento que você participa leva você a conhecer novas pessoas, abrindo sua cabeça e ampliando sua visão de mundo com a experiência do outro. Explore eventos relacionados aos temas que interessam a você em qualquer lugar que puder chegar. Não se prenda à sua universidade. Nem à sua cidade, apenas. Explore eventos em outras cidades e países. Deixe seu currículo bem recheado ao mesmo tempo que obtém experiências em múltiplos ambientes.

 

9) Não deixe o contato esfriar

aaaand-send
Viu um artigo e lembrou de alguém que conhece? Mande pra essa pessoa! Viu um post no Facebook ou Twitter que está relacionado ao trabalho ou interesses de algum contato seu? Marque ou mencione a pessoa! Faça-se lembrado(a) por todos costumeiramente ao mesmo tempo que você nutre seu relacionamento profissional.

 

10) Não seja um networker, seja um connector

tumblr_n1a9rxp1SQ1r2ptmqo1_500

Fazer novos contatos, trocar cartões e guardá-los numa caixinha após o evento não gera possibilidades futuras de novas iniciativas. Por isso, não seja um networker, mas um connector. Connectors transformam pessoas em oportunidades. São fazedores de pontes. São articuladores de iniciativas conjuntas. Esta capacidade de articulação torna você mais competitivo no mercado e te levará a excelentes oportunidades no futuro próximo.

 

Fonte: http://www.reactiongifs.com/
Advertisements

One response to “10 coisas que você deve fazer quando for a um evento acadêmico ou profissional

  1. Só eu que tenho muita aflição na hora de fazer meu cartão de visitas, como profissional de RI? Coloco “Internacionalista”? “Analista Internacional”? “Pesquisadora em Relações Internacionais”? “Profissional de Relações Internacionais?” Nunca sei! Hahahahahaha!

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s