Brasileira desenvolve projeto de pesquisa e blog sobre Ruanda

my_ruanda-06

My Ruanda Brasil tem a proposta de disseminar informações sobre assuntos africanos, especialmente sobre um país situado no coração da África, além de propor maior debate e produção acadêmica sobre as possibilidades de estudo referentes à África que fujam da temática de conflito, pobreza e crise.

Para ajudar a divulgar suas pesquisas e sua paixão pela África, o My Ruanda Brasil foi criado em dezembro, inicialmente por meio do blog e, em janeiro, foi criada a página no Facebook (www.facebook.com/myruanda).

O My Ruanda pretende trazer informações, curiosidades sobre a África, especificamente sobre um país com pequena extensão territorial conhecido pelo genocídio de 94: Ruanda. Será que já ouviu falar sobre ele?

Conhecido como o Estado de Mil Colinas, Ruanda situa-se na África Central (África Subsaariana). Com 26.338 km² de extensão territorial e 11.776.522 habitantes, tem como países fronteiriços Uganda, Tanzânia, Burundi e República Democrática do Congo. Em um continente multicultural, com uma diversidade fascinante, ainda existe pouco contato com o mosaico composto por 54 países (que muitas vezes não se sabe nome, localização e adjacências). Por que não conhecer mais?

Para isso se concretizar, em novembro será realizada uma pesquisa de campo para coletar dados sobre a cooperação internacional descentralizada e seus desdobramentos nas dinâmicas socioterritoriais em Ruanda. Começando pela Europa e indo até a África, a pesquisa pretende descrever e explorar a área da cooperação internacional descentralizada na África, a qual as produções e os debates acadêmicos ainda são incipientes.

A campanha no Catarse (www.catarse.me/myruanda) é um degrau para Camila alcançar seu objetivo: o de desenvolver pesquisas em Ruanda e fomentar as produções acadêmicas sobre a África. Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Camila estuda Ruanda desde a monografia, com a temática do genocídio de Ruanda.

Sobre a autora

InstagramCapture_e66ee886-4dc1-432d-aa23-308d3833515bCamila Andrade é bacharel em Relações Internacionais pela Unijorge Bahia, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC – SC e mestranda em Relações Internacionais pela UFSC.

Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s