Mais Brasil no Mundo, mais internacionalistas atuando pelo Brasil

Por Aline Cardoso
Esta semana, tive a oportunidade de participar de duas atividades que comprovam a grande importância que passou a ser atribuída ao desenvolvimento de negócios internacionais no Brasil e em São Paulo.
Na última segunda-feira, 6, estive com o Ministro de Relações Exteriores, José Serra, no programa Roda Viva, da TV Cultura. O ministro sinalizou, desde o início de sua gestão, a prioridade que será atribuída a acordos comerciais, à abertura de mercados para produtos brasileiros e ao fomento à exportações.
Aline Cardoso encontra José Serra no Roda Viva
Também encontrei com as lideranças do Governo do Estado de São Paulo, incluindo o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Desenvolvimento, que estão implementando uma política mais ativa de apoio a exportações. Iniciativa que inclui uma parceria da Investe SP com a Apex-Brasil, mas também outros projetos e ações que ajudarão o empresário paulista a negociar fora do país.
Aline e o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin
Durante os últimos anos muitas instâncias governamentais tinham deixado de priorizar o estímulo a negócios internacionais. Além disso, o aquecimento do mercado interno fez muitas empresas deixarem de exportar e de se promoverem internacionalmente.
Acredito que a volta do interesse junto à retomada das iniciativas públicas e privadas em prol da inserção comercial e econômica do Brasil no mercado global representam grandes oportunidades para os profissionais de RI. Portanto, animem-se, internacionalistas!
O campo de atuação para profissionais do nosso setor tende a ser expandido, pois empresas, entidades e, até mesmo, organismos públicos em diversas esferas poderão precisar de mão de obra especializada. Os internacionalistas são os profissionais mais qualificados para as vagas que devem surgir. Fiquem de olho nas oportunidades e sejam empreendedores: não hesitem em mostrar ao mercado o quanto o Brasil precisa de nossos serviços.
aline cardoso
Aline Cardoso é internacionalista, graduada na Université de Strasbourg e na PUC-SP e pós-graduada pela UNESP.  Fundadora da consultoria em relações internacionais Orbiz, Aline também atua em causas sociais através da rede Gente Urbana.
Advertisements

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s